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Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

Diário Medicina Preventiva

Uma intensa viagem pelo dia-a-dia de uma estudante de Medicina e, além disso, algumas indicações sobre a importância da prevenção para preservarmos a nossa saúde.

21.Jan.09

UE APROVA MEDICAMENTO PARA A OBESIDADE

 

Numa decisão sem precedentes, a União Europeia aprovou a comercialização de um medicamento para emagrecer não sujeito a receita médica.

Da farmacêutica GlaxoSmithKline, o remédio tem como substância activa o orlistato 60 mg e está indicado para pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 28 kg/m2.

A substância é conhecida pelos clínicos há dez anos, numa versão de 120 mg e tem sido utilizada sempre apenas mediante prescrição médica.

A versão de venda livre já é comercializada nos Estados Unidos - desde Junho de 2007 - e deverá chegar às farmácias europeias durante o primeiro trimestre do ano, com um preço próximo dos 60 euros.

O medicamento foi testado em mais de 100 estudos clínicos e actua localmente no sistema digestivo, impedindo a absorção da gordura.

Segundo resultados publicados, a toma do remédio em simultâneo com uma dieta baixa em gorduras e em calorias ajuda a perder mais 50% de peso do que a redução conseguida apenas através de uma alimentação regrada.

Parece uma nova esperança para as pessoas que têm dificuldade em emagrecer. É importante não esquecer, no entanto, a associação a uma dieta pobre em calorias e rica em vegetais, fibras e fruta, além da manutenção de uma vida activa com algum exercício físico e hábitos saudáveis.

03.Jan.09

RESOLUÇÕES PARA 2009

 

Porque 2009 está aí e para que este seja um ano melhor, deixo algumas sugestões para resuluções neste novo ano, que nos levem a ter uma vida mais saudável e com menos excessos:

 

- Começar um dia com um bom pequeno-almoço

Não salte esta importantíssima primeira refeição do dia. Os lacticíneos e os farináceos, associados a diversas frutas são a garantia de um hábito saudável.

 

 

- Optar pelas sopas e saladas

Para vencer o frio sirva uma sopa antes de qualquer prato. No Verão, opte pelas saladas leves. Dão excelentes entradas.

 

- Comer mais peixe e menos carne

Reduza as refeições semanais de carne e opte antes pelo peixe, cuja gordura insaturada é mais saudável. Melhor ainda se grelhar os peixes mais gordos e cozer os mais magros. Dê também preferência às leguminosas, como o feijão, as ervilhas, o grão, que são ricas em proteínas, mas contém menos gordura.

 

- Beber muita água ou chás de ervas

Beba muita água ao longo do dia e escolha infusões de ervas.

 

- Ponha de parte o sal e o açúcar

A comida já tem a quantidade de sal suficiente às nossas necessidades. Ponha de parte o tempero de sal, ou pelo menos, reduza a quantidade, prevenindo assim as doenças cardiovasculares. Abdique também do açúcar em excesso, reduzindo progressivamente as doses de açúcar que coloca no café ou nos chás. Verá que é uma questão de hábito.

 

 

- Fazer várias refeições intermédias

Ao longo do seu dia, faça várias refeições, recorrendo à fruta ou aos iogurtes. Se tem por hábito deitar-se tarde, acabe o seu dia com um chá ou um copo de leite.

 

- Fazer exercício físico

Mude os seus hábitos e deixe para trás 2008 e o sedentarismo a que se habituou. Escolha um desporto ou uma actividade que lhe agrade e torne-a uma rotina. Além disso, no seu dia-a-dia, deixe o carro mais vezes em casa e opte pelas escadas.

 

- Marcar consultas de rotina

Não fuja do médico. Faça check-up's com alguma regularidade.

 

 

- Fazer exames de rastreio

Consoante a sua idade, informe-se acerca dos exames de rastreio que são recomendados fazer. Exs: cancro da mama, cancro da próstata, ...

 

Com algumas destas resoluções, o seu ano irá, certamente, correr muito melhor: com muita mais saúde!